quarta-feira, 25 de maio de 2011

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO


Nesta quarta-feira, 25 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Adoção. Instituída pela Lei Federal nº 10.447/2002, a data é o momento propício para que se promova uma maior reflexão sobre o tema, inclusive na perspectiva de conscientizar a população e estimular a adoção de crianças maiores e adolescentes, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência e outros casos de difícil colocação familiar.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou  dia18 de Abril passado dados sobre a adoção no Brasil, através de um levantamento realizado pelo Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Hoje, são 4.427 os jovens aptos a serem adotados, para uma lista de espera composta por 26.694 pretendentes – número de interessados mais de seis vezes maior em relação aos disponíveis para adoção. O principal problema apontado pelo relatório, no entanto, é o desinteresse na adoção de jovens que possuam irmãos.

O relatório do CNA aponta que mais de 80% dos pretendentes à adoção não aceitariam adotar jovens que tenham irmãos. A maior parte das crianças e adolescentes que hoje estão na fila para serem adotados, entretanto, estão exatamente nesta situação: mais de 75% deles possuem irmãos, sendo 31,15% com irmãos inscritos neste mesmo programa.
Os números do CNA também mapeiam o perfil que os pretendentes procuram. Segundo o relatório, 10.129 optaram somente pela adoção de crianças brancas, com 1.574 optando apenas pela adoção de crianças pardas. Negros, amarelos e indígenas apresentam, respectivamente, 579, 345 e 343 candidatos. Já 8.334 interessados são indiferentes à raça. Quanto ao gênero, 15.632 interessados se manifestam indiferentes em adotar um menino ou uma menina.

Nenhum comentário: