sábado, 8 de outubro de 2011

MEC quer ampliar jornada escolar para 220 dias letivos


O baixo desempenho dos estudantes brasileiros nos índices educacionais, nacional e internacional, pode ser resultado do pouco tempo que eles passam em sala de aula. O Ministério da Educação (MEC) realizou um levantamento e observou que as crianças e adolescentes do país, num comparativo com os alunos de outros países do mundo, passam pouco tempo em sala de aula. Devido a esta realidade, o MEC estuda a possibilidade de aumentar o número de dias letivos das escolas brasileiras, passando de 200 para 220, ou de ampliar o total de horas de aulas por dia.

Mas o que fazer quando as escolas dos nossos filhos só oferecem um turno escolar? A reposta é simples: buscar as atividades extracurriculares pedagógicas. Elas são capazes de estimular o desenvolvimento intelectual dos seus filhos e torná-los crianças mais curiosas. Isso porque, quanto mais tempo em contato com as disciplinas, maior a absorção do conteúdo e melhores serão os resultados de aprendizado hoje e no futuro.

Levantamento realizado pela Sociedade para Pesquisa do Desenvolvimento da Criança, nos Estados Unidos, revelou que 40% das crianças e adolescentes, com idade entre cinco e 18 anos, não realizavam nenhuma atividade fora do âmbito escolar. Do total, apenas cerca de 6% gastavam 20 horas por semana em cursos e aulas antes ou depois do horário escolar. Estes foram os que apresentaram melhor preparo educacional e psicológico.

Nenhum comentário: