quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABIA ?

CONFIRA A ORIGEM DE EXPRESSÕES COM ANIMAIS

Você tem espírito de porco ou estômago de avestruz? Ou já pagou o pato? Alguém já disse que você tem um gênio de cão? Pois essas são apenas algumas das expressões populares ligadas ao reino animal que fazem parte do nosso dia a dia. No entanto, a origem de algumas é desconhecida pela maioria das pessoas.
Deu Zebra
Imagine você ganhar na loteria e perder o bilhete. É, pode considerar que "deu zebra".
A origem da expressão, utilizada nas situações em que o resultado foi algo "impossível" de acontecer, surgiu no popular jogo do bicho, como informa o professor Ari Riboldi. Segundo ele, a zebra não está entre os 25 animais que emprestam o nome a essa loteria ilegal, por isso, interpreta-se o fato como uma "tragédia" inesperada.
Ao longo do tempo, a expressão passou a ganhar popularidade no futebol, até se espalhar para as demais modalidades esportivas. Um exemplo disso é quando uma equipe, considerada favorita pela sua maior qualidade, é derrotada por outra que não tinha qualquer chance de vitória.
Estômago de Avestruz
Diz-se que tem "estômago de avestruz" aquele que come de tudo, de salada a carne de cobra, em quantidades às vezes absurdas e nunca passa mal. Mas o que o avestruz tem a ver com isso?
O animal, a maior das aves, leva a fama por "possuir um poderoso suco gástrico capaz até de dissolver metais", conta o professor Ari Riboldi. E assim, o avestruz passa bicando o chão à procura de algo para se alimentar, e come de tudo.
Aliás, cuidado com óculos, brincos e anéis se topar com um avestruz. "A ave parece atraída por objetos brilhantes e os engole com facilidade", alerta o professor.

Matar Cachorro a grito
A expressão que define um indivíduo em situação de extrema dificuldade, num beco sem saída, ou até mesmo com carência sexual ou sem dinheiro para nada, tem em sua origem no fato de os cães possuírem dois sentidos extremamente destacados: olfato e audição.
Segundo o professor Ari Riboldi, com 30 vezes mais tecidos sensoriais do que o ser humano, os cachorros ouvem sons quatro vezes mais distantes, além de escutarem coisas inaudíveis ao homem. Por este motivo, podem ficar abalados, sensíveis e nervosos com fortes decibéis. Alarmes, trovões, rojões e outros ruídos altos são extremamente desagradáveis.
A partir disso, é possível provocar a morte de um cão com gritos ou sons estridentes.  No caso de um ataque canino, em situação desesperadora, poderia o homem salvar-se caso consiga gritar tão alto a ponto de ferir os ouvidos do animal, fazendo-o desistir da investida. Tarefa dura e altamente perigosa.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: