quarta-feira, 11 de abril de 2012

ACARI COMEMORA 179 ANOS

HOMENAGEM AOS 179 ANOS DA CIDADE ACARI


ACARI CIDADE HISTÓRICA
Acari cidade histórica
Desde os índios Cariris
Que no século XVII
Habitaram por aqui.

Colonizadores da Paraíba
viviam da perseguição
para escravizar os índios
era triste a situação.

Mais o tempo foi passando
e tudo foi transformado
com poucos dias fundou-se
um pequeno povoado.

Manoel Esteves de Andrade
requereu a permissão
para erguer uma capela
consagrada a invocação
a Nossa Senhora da Guia
com muita satisfação.

Era um homem de ação
e muito predestinado
Ele era oriundo
da nossa Serra do Saco
e prometeu para o povo
e tudo foi realizado.

Acari abençoada
por seu povo tão feliz
que passou a ser cidade
perante a Lei do Brasil
Foi 1833
Dia 11 de abril.

Acari eu me orgulho
de contar a sua história
O seu nome teve origem
de um peixe de pele grossa
carne muito saborosa
conhecido por cascudo
Acarís você é o peixe
que a cidade leva o nome.

Acari eu sei um pouco
És sinônimo de limpeza
Era o centro do comércio
de toda a redondeza
Tem pontos arqueológicos
em meio a natureza
E tem seu ponto mais alto
que é o Pico Gargalheiras.

Tem o Açude Gargalheiras
uma bela atração
Acari o dia 11
foi sua EMANCIPAÇÃO
desde os índios e tropeiros
e o Poço do Felipe
uma das grandes riquezas
deste nobre Município.

Acari é uma cidade
conhecida no Brasil
como a cidade mais limpa
já vista neste País
com suas belas paisagens
em meio a natureza
e ainda recebe o nome
de cidade hospitaleira.

A cidade hoje em dia
está bem desenvolvida
desde o Centro da cidade
até a Periferia
para a população
fizeram mais moradias
Todos aqui tem direito
a boa Cidadania.

Acari cresceu bastante
entre o passado e o presente
Construíram muitas praças
Fizeram saneamento
Muitos Centros de Saúde
para o nosso atendimento
Uma ponte pra ligar
o Bairro Petrópolis ao Centro.

Quem conhece Acari
vê a modificação
O Açude Gargalheiras
é a grande atração
Temos o Museu Histórico
pra sua visitação
que conta toda história
do homem lá do Sertão.

Parabenizo à todos
que em Acari passaram
contribuíram para o progresso
dessa belíssima cidade
Para todo o Povo eu deixo
o meu abraço apertado.

Eu não sou de Acari
mas me sinto um Cidadão
pois a 42 anos
vivo aqui nesse torrão
Eu me sinto orgulhoso
Acari do meu coração.

Autor: Ailton de Oliveira
Professor da Escola Municipal Terezinha de Lourdes Galvão e
Professor substituto da Escola Municipal Cantídia Auda Pires.
Fonte: Blog do Eduardo Silva

Nenhum comentário: