sexta-feira, 11 de abril de 2014

Acari Comemora 181 Anos!!!

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia 
Hoje nossa querida cidade comemora 181 anos desde já parabenizamos todos que fazem dessa terra um lugar encantador de um pouco acolhedor.
  
História 


O território de Acari era primitivamente habitado pelos índios cariris que para aqui imigravam em virtudes das perseguições que lhes moviam os colonizadores da Paraíba, ao findar-se o século XVII.

O fundador do povoado onde está localizada a cidade, foi o Sargento-Mor MANUEL ESTEVES DE ANDRADE, oriundo da Serra do Saco.
Em 1737, Manuel Esteves de Andrade requereu permissão ao então Bispo de Olinda para erguer uma Capela no Povoado, o que foi deferido por provisão Episcopal, de 11 de novembro de 1737. Essa Capela consagrada à invocação de Nossa Senhora da Guia recebeu foros de Matriz em 13 de março de 1835, quando da criação da Paróquia, privilégio que conservou até 1863, ano em que foi terminada a construção da nova e suntuosa Matriz em outro local.

Santuário de Nossa Senhora do Rosário

O topônimo do Município originou-se dos acaris, peixe de escamas ásperas e carne branca, tenra e saborosa, cujo habitat era o POÇO DO FELIPE. O poço era suprido pelo Rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes e dos índios cariris.

A resolução do Conselho do Governo, em 11 de abril de 1833, criou o município de Acari, em território desmembrado de Caicó. Do Município de Acari foram desmembrados os municípios de Jardim do Seridó em 1856, Currais Novos e Flores em 1890, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta em 1953.

Fonte: Blog de Clébio Medeiros

Nenhum comentário: