quinta-feira, 28 de junho de 2012

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 28 DE JUNHO


1954 - O primeiro-ministro da China, Chou Enlai, e Nehru, primeiro-ministro da Índia, proclamam "Os cinco princípios de coexistência pacífica".
1958 - Brasil ganha a Copa do Mundo de futebol ao vencer, em Estocolmo, a seleção da Suécia por 5 a 2.
1960 - O governo cubano se apropria da refinaria de petróleo norte-americana Texaco.
1968 - Violentas manifestações nas principais cidades da Argentina, motivadas pelo golpe de Estado do general Onganía.
1974 - Desabamentos de terras em uma estrada colombiana causam a morte de 300 pessoas e a destruição de 30 veículos.
1976 - As ilhas Seichelles se tornam país independente após 162 anos de domínio britânico.
1991 - É assinado em Budapeste o protocolo de dissolução do Conselho de Ajuda Mútua Econômica (CAME ou COMECON) pelos delegados permanentes da URSS, Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Bulgária, Romênia, Vietnam, Cuba e Mongólia.
1992 - A coalizão de centro-esquerda governante no Chile obtém ampla maioria nas primeiras eleições municipais no país após a ditadura militar.
1993 - A Guatemala reconhece a independência de Belize, ex-colônia britânica que reivindicava a autonomia há mais de 150 anos.
1999 - A primeira cúpula de chefes de Estado da União Européia, América Latina e Caribe aprova a Declaração do Rio de Janeiro e as Prioridades Conjuntas de Ação, cujo objetivo era consolidar uma associação estratégica de caráter político, econômico, cultural e social.
2000 - O menino Elián González regressa a Cuba com seu pai, após permanecer sete meses nos EUA e deflagrar uma batalha legal, familiar e política por sua custódia.
2001 - O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic é entregue ao Tribunal de Haia.

Nenhum comentário: