segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Acari possui um dos mais elevados índices de desenvolvimento Municipal









O Índice FIRJAN de Desenvolvimento municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Mesmo com um recorte municipal, foi possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação, graças à divulgação oficial das variáveis componentes do índice por estados e para o país.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
Na edição 2011, a novidade é a redução da defasagem temporal entre a divulgação do IFDM e o ano a que se refere, de três para apenas dois anos. Isso foi possível pois o Datasus, braço estatístico do Ministério da Saúde, abreviou os prazos de tratamento e divulgação das estatísticas básicas. Logo, a edição 2011 faz referência ao ano de 2009 e traz em sua análise comparações com 2008.
NO RANKING NACIONAL ACARI OCUPA A POSIÇÃO DE Nº 1.576
NO RANKING ESTADUAL ACARI É A 6ª MELHOR CIDADE ATRÁS DE NATAL, MOSSORÓ, APODI, PARNAMIRIM E ITAÚ
NO SERIDÓ É A MELHOR CIDADE COM Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
Fonte:Blog Acari Informação

Nenhum comentário: