quarta-feira, 16 de maio de 2012

FATOS HISTÓRICOS DO DIA 16 DE MAIO

1983 - Morre Mateo Alemán, ex-presidente do México.
1986 - O Conselho Superior das Forças Armadas Argentinas condena os comandantes militares Arturo Lami, Leopoldo Galtieri e Jorge Anaya, que tiveram responsabilidades durante a Guerra das Malvinas.
1986 - A OTAN aprova a produção de armas químicas pelos Estados Unidos.
1986 - Marrocos e Argélia rompem suas relações diplomáticas.
1989 - China e União Soviética se reconciliam em Pequim após 30 anos de conflito.
1990 - O primeiro ministro eleito húngaro, Joszef Antall, apresenta em Budapeste o primeiro governo democrático em quatro décadas.
1990 - Morre Sammy Davis Jr., cantor e ator norte-americano.
1991 - O Panamá decide privatizar várias empresas estatais e dá início a uma profunda reforma econômica para normalizar as relações com as instituições financeiras internacionais.
1991 - China e União Soviética firmam um acordo que soluciona as discordâncias sobre a fronteira no setor oriental entre ambas as potências.
1997 - O presidente do Zaire, Mobuto Sese Seko, abandona o poder após mais de 30 anos de ditadura.
1999 - O Kuwait anuncia que, pela primeira vez na história do Emirado, as mulheres poderão votar e ser eleitas para o Parlamento e cargos municipais.
2001 - Os cientistas Francis Collins, Hamilton Smith, John Sulston, Craig Venter e Jean Weissenbach, cujas equipes lideram a investigação sobre o genoma humano, são agraciados com o Prêmio Príncipe de Austúrias de Investigação Científica e Técnica.
2004 - No dia 16 de maio, o Estado americano de Massachusetts se tornou o primeiro a permitir o casamento legal entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário: